Encontro reuniu autoridades nacionais e internacionais para debaterem sobre temas ligados ao setor de IVD na América Latina

Nos dias 2 e 3 de setembro, a Aliança Latino-americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico in Vitro (Alladiv), em parceria com a London School oh Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM) e o The International Diagnostics Centre (IDC), promoveram o IX Workshop Internacional, no auditório da sede da Anvisa, em Brasília (DF).

“Testes de Diagnóstico com qualidade Assegurada e Acessíveis para Programas de Saúde Pública”, além de “Testes Rápidos e a tecnologia POCT (Point of Care Testing) e seu uso na eliminação de HIV, sífilis e hepatites virais”, fizeram parte do temário principal.

O presidente executivo da Aladdiv, Carlos Eduardo Gouvêa, e o diretor da Anvisa, Renato Porto, abriram o encontro, com participações de Guilherme Buss (Anvisa), Rosanna Peeling (LSHTM) e Fábio Arcuri, presidente da CBDL.

Entre as autoridades internacionais do segmento de diagnóstico, o IX Workshop Internacional recebeu nomes como Elliot Cowan (Partners in Diagnostics), Rosanna Peeling (LSHTM), Robyn Meurant (NSF – National Sanitation Foundation) e Sean Rourke (Toronto University).

O IX Workshop Internacional é um encontro anual que detalha assuntos importantes da saúde pública e o diagnóstico na América Latina. Entre os assuntos que foram debatidos: a eliminação da Transmissão Vertical; o uso de autotestes para a detecção de doenças como AIDS e sífilis; a utilização da tecnologia Point of Care (POC) para a testagem de populações alocadas em locais remotos e inacessíveis; os testes rápidos; a vigilância pós-mercado; além de aspectos regulatórios sobre as novas tecnologias em exames, entre outros.

O encontro também foi uma oportunidade para que os representantes de instituições latino-americanas demonstrassem experiências em seus países com os Testes Rápidos Laboratoriais (TRL) e os autotestes para HIV e sífilis. Nesta edição, estiveram presentes, Freddy Tinajeros, da John Hopkins University, representando a Bolívia, Segundo Leon, da Universidad Privada San Juan Bautista, do Peru, e Daniel Carrio, do Ministério da Saúde da Província de Buenos Aires, da Argentina.

No final do IX Workshop Internacional, a representante da Aladdiv, Letícia Fonseca, apresentou informações sobre o relatório final do projeto Standards Alliance, programa elaborado pela Aliança Latino-americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico in Vitro (Aladdiv), em parceria com a American National Stardards Institute (ANSI) e a United States Agency for International Development (Usaid).

O encerramento do IX Workshop Internacional ficou a cargo do presidente executivo da CBDL/Aladdiv, Carlos Eduardo Gouvêa.

Vídeos

Fotos