A Aliança Latino Americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico in Vitro (Aladdiv) e a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) estiveram representadas na reunião do IMDRF (International Medical Device Regulators Forum), que aconteceu entre os dias 13 e 17 de março, em Vancouver, Canadá, no Centro de Convenções Canadá, Crystall Pavillion.

As vantagens, benefícios e sugestões dadas pelas agencias reguladoras e empresas ao MDSAP foi o enfoque de reunião ocorrida no dia 13 de março com a DITTA (Global Diagnostic Imaging, Healthcare IT & Radiation Therapy Trade Associaton. Foi informado que, de uma maneira geral, o plano piloto está indo bem e o Brasil é um ativo participante.

Representando a Anvisa, Brasil, Fabio Quintino falou sobre o plano ao lado dos demais países participantes e dos organismos certificadores (TUV, BSI).

No terceiro dia do evento, 15 de março, se somaram às delegações já presentes, como Brasil e Canadá, representantes da Comunidade Europeia e de países como Austrália, Japão, Rússia, Estados Unidos, República Popular da China e Cingapura que relataram seu status regulatório. A Argentina participou como observadora.

Também fizeram parte da pauta do encontro, temas como: software como produto médico, terminologia de efeitos adversos (Japão), melhoria da qualidade dos padrões internacionais de produtos médicos, entre outros.

A Aladdiv foi representada por sua diretora executiva, Letícia Seixas e a CBDL, por sua consultora técnica, Dhalia Gutemberg.

Todas as apresentações do encontro podem ser conferidas na íntegra em http://www.imdrf.org/meetings/meetings.asp.

(Com informações da consultoria técnica da CBDL – 24.3.17)