O VI Workshop Internacional trouxe o representante da Bio-Manguinhos/Fiocruz, Michel Vergne Sucupira, para uma apresentação sobre as inovações no setor público em diagnósticos. O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, Santa Catarina.

O especialista começou sua explanação falando das plataformas tecnológicas em ascensão, além da obtenção de novos produtos por meio de desenvolvimento tecnológico e as alianças para a transferência de tecnologias (TT).

Sucupira defendeu as TTs para o advento dos testes rápidos como tendência do segmento laboratorial. “A adesão aos testes rápidos causa impactos econômico e tecnológico, além de propiciar uma série de benefícios à saúde pública”, opinou.

Sobre as perspectivas de novos testes rápidos, Sucupira citou os testes de chicungunya, zika, Chagas, dengue (IgC, IgM e NSI), malária, febre amarela e leishmaniose humana.

O encontro foi organizado pela Aliança Latino-Americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico In Vitro (ALADDIV), em conjunto com o The International Diagnostics Centre e a London School of Hygiene & Tropical Medicine, com apoio da Aldimed e da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL).

(Com informações da Assessoria de Imprensa da CBDL – 22.9.16)