Seminário promovido pela ALLADIV debate Regulação, Diagnósticos e Saúde Pública no Paraguai

A importância da convergência regulatória entre os países da América Latina e os aspectos de saúde pública nos países do continente latino americano, foram alguns dos temas abordados durante o seminário promovido pela Aliança Latino Americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico in Vitro (ALADDIV), durante o Congresso de Química Clínica, realizado em maio passado, em Assunção, Paraguai.

“Produtos de Diagnóstico: como assegurar a qualidade do que o mercado oferece” foi o tema central do evento que contou com a participação de dirigentes e integrantes da própria ALADDIV, do Ministério da Saúde do Paraguai, da Vigilância Sanitária local (Dinavisa), da Direção Geral de Recursos Estratégicos em Saúde (DIGIES) e da Associação dos Bioquímicos do Paraguai. Também marcaram presença os dirigentes da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), representantes de empresas privadas de distribuição de produtos de diagnóstico, além de profissionais bioquímicos responsáveis por laboratórios de diagnóstico privados e usuários.

Em foco nos debates esteve a regulamentação entre os países da região, o que permitiria o intercâmbio e transporte de amostras biológicas para serem usadas como painéis de testes de reagentes de diagnóstico que pretendam entrar no sistema de saúde de cada país. Outro ponto em destaque foi a harmonização regional, vista como forma de garantir a qualidade do que é oferecido no mercado.

Apresentações